sábado, 6 de novembro de 2010

Derivada dá sempre ZERO na HP, como resolver isso?


Esse é um problema recorrente entre os alunos de engenharia que utilizam as calculadoras gráficas HP. Para tentar solucionar essa questão é importante primeiro relembramos as duas formas de resolver as derivadas na HP, vejamos:

Forma 1: Colocar a equação que você quer na pilha, entrar no menu CALC (Shift azul + 4), então acessar o menu DERIV & INTEG e depois pressionar DERIVX caso a sua variável independente seja X.
Forma 2: A outra maneira é acessar o EQW, digitar toda a expressão, selecioná-la e depois pressionar EVAL. Eu prefiro usar esta forma pois a visualização é melhor e caso você tenha habilitado a opção step-by-step da HP, você conseguirá ver algumas etapas da solução.
Cabe agora o seguinte comentário sobre a sintaxe do comando DERIV:
DERIVX(X^2): vai derivar X^2 em relação a variavel X
DERIV(X^2, X): você pode escolher em relação a qual variável você vai derivar. Neste exemplo está novamente derivando X^2 em relação a X mas no caso de derivação parcial poderia ser em relação a outra variável.
Última saída: Acesse o CAS. Chegando lá, pressione NEXT e por fim RESET ALL, confirme em OK ou ENTER. Isso volta a configuração inicial de todo CAS, não gerando nenhum prejuízo para sua HP.

Um comentário:

  1. tu não explicou nada véio. Como resolve a parada? como acessa o CAS?

    ResponderExcluir